A Bratac

Você está em: A Bratac

A Bratac, empresa 100% brasileira, atuando a mais de 70 anos no segmento de fiação de seda natural,  é uma das empresas que mais investe em pesquisas. Ciente de suas responsabilidades sociais e ambientais, tem como missão: pesquisar e desenvolver para produzir de forma competitiva produtos de alta qualidade.

Para cumprir sua missão, a BRATAC busca o aperfeiçoamento contínuo da empresa, através da soma dos esforços de cada um, participando ativamente de todas as etapas da criação do bicho da seda (Bombyx mori) e depois, dentro de seu complexo industrial, cuidando de todos os detalhes que garantem a melhor qualidade do fio.

O processo de produção do fio de seda começa nas instalações da BRATAC, no setor de Sementagem, com a seleção das melhores matrizes puras das raças Japonesa e Chinesa, que darão origem a ovos híbridos com alta taxa de produção de seda e resistência a doenças, garantindo a qualidade dos casulos, matéria prima natural e única para a produção do mais nobre fio têxtil.

Do setor de Sementagem, os ovos híbridos são conduzidos ao setor de Incubação, onde recebem tratamento para que as larvas nasçam homogêneas e saudáveis. Ao atingirem o terceiro ínstar, os sericicultores dão prosseguimento à criação do bicho-da-seda até a formação dos casulos.

Os Sericicultores, em parceria com a BRATAC, produzem os casulos do bicho da seda apoiados em uma sólida estrutura técnica que lhes garante rentabilidade na produção. Além da assistência técnica, a empresa disponibiliza os insumos necessários para boa prática da criação, assim como mudas de amoreiras, cujas folhas são utilizadas para a alimentação das larvas.

Os produtores contam com o acompanhamento durante todo o processo de produção dos casulos, que são entregues a um dos Depósitos ou Entrepostos de recebimentos instalados pela empresa próximos aos barracões de criação do bicho da seda.

A Fiação de Seda BRATAC  é atualmente a única empresa nacional produtora de fios de seda. Destaca-se pela qualidade de seus produtos que alcançam reconhecimento nos melhores mercados consumidores de fios de seda, tais como Europa, Japão e EUA.